Para se assegurar a qualidade da avaliação padronizada, além da validação pedagógica de cada item é necessária uma validação estatística. Mas o que seria essa validação estatística? Por mais que uma questão seja analisada por diversos professores, algumas informações podem ser incertas ou, até mesmo, causar divergências entre os especialistas. Por exemplo:
- Será que alguma alternativa do item está absurda a ponto de ser facilmente desconsiderada por muitos alunos?
- Será que não tem alguma "pegadinha" que possa ter passado despercebida?
- Será que os alunos vão achar o item fácil, médio ou difícil?
Para responder essa e outras perguntas, antes de comporem uma avaliação padronizada, os itens passam por um pré-teste.
O pré-teste nada mais é do que a aplicação desses itens para uma amostra de população. De forma prática, pense que os itens que compõem, por exemplo, o Enem de 2017 foram pré-testados por alunos do Ensino Médio em anos anteriores.
Como resultado do pré-teste, são obtidas diversas informações estatísticas. Três delas são mais conhecidas, pois correspondem aos três parâmetros de um item:
- Parâmetro a: o quanto o item diferencia um aluno que sabe responde-lo de um aluno que não sabe responde-lo.
- Parâmetro b: o grau de dificuldade do item.
- Parâmetro c: a probabilidade de uma aluno que não sabe responde-lo, acertá-lo ao acaso ("chutando").
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