Os índices de desenvolvimento educacional são os principais indicadores da qualidade da educação básica dos municípios, estados e do país. No caso do Brasil, o índice de desenvolvimento educacional é chamado de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Esses índices têm por objetivo disponibilizar resultados sobre a qualidade do sistema educacional de maneira sistematizada e de fácil assimilação, permitindo traçar metas de melhoria da qualidade educacional em diferentes escalas (escolas, municípios, estados, entre outros).
Eles consideram dois fatores para aferir a qualidade educacional: desempenho e fluxo.
Desempenho corresponde à média dos resultados dos estudantes nas disciplinas avaliadas nos exames padronizados e o fluxo representa as porcentagens de aprovação e de evasão de acordo com o Censo Escolar.
O indicador de desempenho é, portanto, um indicador que se sustenta por uma abordagem qualitativa e quantitativa de dados, tornando mais potente e robusta a avaliação da qualidade da educação básica. A elaboração deste índice como um indicador composto garante que se tenha uma visão universalizada dos dados educacionais, que é transcrita na média dos resultados numéricos por disciplinas, mas também uma compreensão da evolução da aprendizagem quando cruzadas as informações de desempenho e fluxo.
Logo, o Ideb de uma escola será maior quando a nota média dos alunos na avaliação for alta e, a evasão e reprovação for baixa. Qualquer variação no Ideb significa uma alteração em algum dos dois componentes , o que torna possível compreender onde existe maior espaço de crescimento, se é no fluxo ou na aprendizagem.
O cálculo do Índice de Desenvolvimento Educacional é expresso pelo produto do Desempenho Médio dos Alunos e a Taxa Fluxo. Portanto: Índice de Desenvolvimento Educacional = Indicador de Desempenho Médio X Taxa de Fluxo. O indicador de desempenho varia entre 0 e 10, a taxa do fluxo entre 0 e 1 e, como resultado o Ideb é expresso por um valor entre 0 e 10.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.