No artigo abaixo explicamos o que você encontrará, como deverá ler e o que poderá fazer com as informações disponibilizadas no Relatório de Prioridades.
O que encontro?
Pontos fortes e fracos da escola para cada área do conhecimento em uma determinada edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
- Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática ou Redação;
- Nos diferentes componentes da matriz de referência – Competência, Habilidade ou Objeto do Conhecimento.
Como leio?
É exibido um ranking de prioridades de estudo. Desta maneira, as competências, habilidades ou objetos do conhecimento que precisam receber maior ênfase na escola são exibidos no topo deste ranking e os componentes em que a escola não precisa dar tanta ênfase são exibidos nas últimas colocações. O valor percentual exibido ao lado de cada componente indica o quão prioritário é o estudo deste componente.
Por exemplo, a Matriz de Referência do Enem apresenta 30 habilidades para a área de Ciências da Natureza e 100 pontos percentuais podem ser distribuídos por estas habilidades, uma habilidade que recebe 5 pontos percentuais é mais prioritária para ser trabalhada na escola do que uma habilidade que recebe apenas 1 ponto percentual.
Utilize o terceiro filtro para selecionar a área do conhecimento que deseja analisar e segundo para selecionar se deseja ver um ranking de competências, habilidades ou objetos do conhecimento. Por fim, selecione o ano de análise (o ano mais recente considera as informações anteriores de maneira cumulativa).
O que faço com a informação?
Planejamento escolar: Com base no ranking de prioridades, pode-se elencar determinados componentes (conteúdos, habilidades, objetos o conhecimento ou competências) que serão trabalhados com maior ênfase ao longo do ano/semestre/ bimestre/mês. Para contemplar estes componentes, o professor pode desenvolver atividades em aula ou propor atividades extras para serem realizadas no contra turno.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.